PIT - Plano Individual de Trabalho

 

PIT - Plano Individual de Trabalho

 

Ao longo dos meus anos de professora tenho adotado como ferramenta para promover o estudo autónomo - o PIT (Plano Individual de Trabalho).

Esta é uma ferramenta muito flexível, em que o objetivo é fazer com que os alunos consigam orientar-se no trabalho, treinar onde sentem mais dificuldade, planear projetos, terminar trabalhos inacabados…

Já formulei vários modelos de acordo com a turma e o trabalho que pretendia. É claro que a dificuldade das propostas, o poder de decisão/escolha e a autonomia na realização do PIT vai aumentando com os anos de escolaridade. No primeiro ano é sempre mais orientado, no sentido de os ajudar a entender o que se pretende em tempo de estudo autónomo. À medida que os anos vão passando e os alunos ganham maturidade e conhecimento desta prática, o PIT é cada vez mais aberto no sentido de lhes oferecer mais autonomia e escolha do trabalho a realizar.

Assim, o Estudo Autónomo é uma das várias formas de concretização em sala de aula de trabalho diferenciado através de um conjunto de atividades selecionadas (progressivamente) pelos alunos. Vai de encontro às necessidades, dificuldades e interesses de cada um. As atividades podem ser desenvolvidas individualmente, a pares e em pequenos grupos de acordo com o pretendido. Este tempo é então regulado pelo Plano Individual de Trabalho.

 

OBJETIVOS DE UM PIT a longo prazo:

1) Envolver-se e responsabilizar-se pelo seu percurso;

2) Tomar consciência das suas dificuldades reais;

3) Tomar decisões em relação à sua aprendizagem;

4) Definir percursos para aprender;

5) Planificar/gerir o tempo.

 

PIT deste ano:

Este é o PIT atual (para 2º ano), que já foi modificado ao longo do ano. Tem tido pequenos ajustes com a colaboração das propostas que os alunos fazem nas assembleias.

É um PIT mensal. A cada início de mês o aluno avalia o PIT anterior e recebe o PIT novo, com o parâmetro sugestões da professora preenchido. Aqui, escrevo algumas sugestões que considero que seria valioso aquele aluno em particular trabalhar, ou seja, cada aluno tem sugestões diferentes e personalizadas.

 

PLANO (frente)

A planificação do trabalho é feita no próprio momento. Ou seja, de acordo com o tempo de estudo autónomo que terá, o aluno vai planificar para esse tempo colocando uma X nos quadrados das disciplinas e áreas que pretende realizar. Neste ano de escolaridade ainda não fazem a planificação semanal, quinzenal ou mensal, como é possível posteriormente. Mas tudo depende da dinâmica de sala, dos alunos e do que se pretende!

 


REGISTO (verso)

Após preencher o plano, o aluno vai pôr mãos à obra e trabalhar! Sempre que efetua uma atividade regista-a no local apropriado, utilizando as siglas conhecidas por todos (que se encontram na parte inferior).

 


AVALIAÇÃO DO ALUNO (frente)

No final do mês, cada um vai autoavaliar o seu desempenho.

 


AVALIAÇÃO DA PROFESSORA (verso)

Aqui é a vez de eu avaliar o desempenho do aluno relativamente ao Estudo Autónomo ao longo do mês.

 


Sendo assim, o PIT tem este aspeto:

 





 

11 comentários:

  1. Fiquei encantada com a qualidade dos planos. Muito obrigada por partilhar e assim fomentar o meu enriquecimento profissional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão bom poder ler comentários como o seu! Obrigada! 😉 Qualquer dúvida ou sugestão sinta-se à vontade!

      Eliminar
  2. São instrumentos de trabalho muito bons. Muitos parabéns!!
    Consegui aceder aos outros modelos. Só não descobri onde posso aceder ao deste ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! O documento deste ano está com os outros "PIT atual". Fico muito feliz que tenha gostado e espero que seja útil! :)

      Eliminar
  3. Obrigada pelo apoio. No Ensino Especial usamos muito para os nossos alunos mas qdo são as Monitorizacões e novas avaliações com medidas universais, seletivas e adicionais e mais o RTP aí é difícil e tenho sempre muitas dúvidas. Têm algo sobre isso? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! É verdade que com tantos documentos e medidas se torna mais difícil... Gostaria de ajudar, mas na verdade não tenho nada específico para estes casos...um beijinho e obrigada pelo seu comentário!

      Eliminar
  4. Que tipo de atividades pretende que desenvolvam no PIT onde se encontra o "leio e escrevo"?
    Obrigada pelas partilhas têm sido muito úteis.
    😘

    ResponderEliminar
  5. Olá! Obrigada pelo seu comentário! No leio e escrevo o objetivo é fazerem auto-ditados! Espero ter ajudado! 😘

    ResponderEliminar
  6. titanium tv - iTaniumArt
    This is the one-piece set titanium tent stove up for thaitanium your titanium aftershokz trekz titanium tv set! The Tribute to Steve Lukather is a nano titanium by babyliss pro tribute to the band's late-to-late ford edge titanium 2021 Toto founding drummer, Toto

    ResponderEliminar

INTERESSANTE no id&ias em prática