Aprender a Ler e Escrever: Método das 28 palavras
Qual o melhor método? Eu acho que
não há nenhum método melhor do que outro. A meu ver, o que faz a diferença é o
professor e a forma como dinamiza o tempo de aula, a postura, as atividades
propostas e como leva os alunos a estarem motivados e envolvidos.
Ao longo da minha experiência tive
primeiramente contacto com o método sintético-analítico, baseado mais na
repetição, embora ultimamente haja um esforço notório até por parte das
editoras em oferecer um leque mais variado de atividades que sejam mais
interessantes para o aluno.
Contudo a minha maior experiência
é com o método das 28 palavras, com o qual trabalhei mais tempo e trabalho
quando estou com um primeiro ano.
Este método trabalha com base em
situações concretas e reais, recorre à motivação com atividades desenvolvidas em
paralelo e concede a meu ver, um maior dinamismo!
É certo que a finalidade de cada
um dos métodos é a mesma, mas considero que o método sintético-analítico é mais adequado
para ensinar adultos por exemplo, pessoas que já têm consciência da forma como
se processa a leitura, que são precisas letras, que em conjunto formarão sons e
palavras.
Para mim, o método das 28 palavras é por
sua vez, mais adequado às crianças. Estas já percebem que o que fazemos no papel
transmite uma mensagem, como por exemplo, com um desenho. Sabem “ler” desenhos,
rótulos/marcas e imagens, reconhecem que estas traduzem uma mensagem ou ideia.
Assim, quando começam a aprendizagem da primeira palavra da menina,
fazem esta fácil associação, comparam a palavra menina com o desenho/imagem de
uma menina. Entendem que ambas (tanto a palavra como a imagem) significam a
mesma ideia. Brinca-se à volta das palavras dando-lhes significado. Dentro das
palavras, vamos procurar os sons que existem e assim separamos por sílabas,
neste primeiro caso me -ni- na, cada “parte” representa um som com o qual vamos
brincando alternando a ordem. Assim funciona com as primeiras palavras. Conseguem
a partir destas, formar novas palavras e pseudopalavras. Este método privilegia
o reconhecimento global das palavras. O acesso ao significado da mensagem
escrita é realizado essencialmente através da via visual, não passa (numa primeira
instância) pela descodificação, mas pelo reconhecimento.
Com a minha experiência defendo o método das 28 palavras pela forma como funciona, não pelas palavras em si. Considero que
esta abordagem é possível mesmo num meio onde habitualmente se use métodos diferentes.
Pode-se ter manuais que seguem o método sintético-analítico, mas, no entanto,
dar a conhecer primeiro palavras, sons, e só depois as letras.
O que é essencial, seja qual for
o método, é motivar o aluno, envolvê-lo, “provocar” a necessidade de …, levar
os alunos a gostarem de ler e escrever e descobrir o quanto prazeroso pode ser,
e com isto tornar a aprendizagem significativa!
No vídeo faculto algumas ideias para a abordagem de cada uma das palavras, com atividades motivadoras. Deixo ➡ AQUI os links de cada um dos vídeos que indico para as sugestões de atividades.
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