Método das 28 palavras

 

Aprender a Ler e Escrever: Método das 28 palavras

 

Qual o melhor método? Eu acho que não há nenhum método melhor do que outro. A meu ver, o que faz a diferença é o professor e a forma como dinamiza o tempo de aula, a postura, as atividades propostas e como leva os alunos a estarem motivados e envolvidos.

Ao longo da minha experiência tive primeiramente contacto com o método sintético-analítico, baseado mais na repetição, embora ultimamente haja um esforço notório até por parte das editoras em oferecer um leque mais variado de atividades que sejam mais interessantes para o aluno.

Contudo a minha maior experiência é com o método das 28 palavras, com o qual trabalhei mais tempo e trabalho quando estou com um primeiro ano.

Este método trabalha com base em situações concretas e reais, recorre à motivação com atividades desenvolvidas em paralelo e concede a meu ver, um maior dinamismo!

É certo que a finalidade de cada um dos métodos é a mesma, mas considero que o método sintético-analítico é mais adequado para ensinar adultos por exemplo, pessoas que já têm consciência da forma como se processa a leitura, que são precisas letras, que em conjunto formarão sons e palavras.

Para mim, o método das 28 palavras é por sua vez, mais adequado às crianças. Estas já percebem que o que fazemos no papel transmite uma mensagem, como por exemplo, com um desenho. Sabem “ler” desenhos, rótulos/marcas e imagens, reconhecem que estas traduzem uma mensagem ou ideia. Assim, quando começam a aprendizagem da primeira palavra da menina, fazem esta fácil associação, comparam a palavra menina com o desenho/imagem de uma menina. Entendem que ambas (tanto a palavra como a imagem) significam a mesma ideia. Brinca-se à volta das palavras dando-lhes significado. Dentro das palavras, vamos procurar os sons que existem e assim separamos por sílabas, neste primeiro caso me -ni- na, cada “parte” representa um som com o qual vamos brincando alternando a ordem. Assim funciona com as primeiras palavras. Conseguem a partir destas, formar novas palavras e pseudopalavras. Este método privilegia o reconhecimento global das palavras. O acesso ao significado da mensagem escrita é realizado essencialmente através da via visual, não passa (numa primeira instância) pela descodificação, mas pelo reconhecimento.

Com a minha experiência defendo o método das 28 palavras pela forma como funciona, não pelas palavras em si. Considero que esta abordagem é possível mesmo num meio onde habitualmente se use métodos diferentes. Pode-se ter manuais que seguem o método sintético-analítico, mas, no entanto, dar a conhecer primeiro palavras, sons, e só depois as letras.

O que é essencial, seja qual for o método, é motivar o aluno, envolvê-lo, “provocar” a necessidade de …, levar os alunos a gostarem de ler e escrever e descobrir o quanto prazeroso pode ser, e com isto tornar a aprendizagem significativa!

 

No vídeo faculto algumas ideias para a abordagem de cada uma das palavras, com atividades motivadoras. Deixo ➡ AQUI os links de cada um dos vídeos que indico para as sugestões de atividades.



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