Assembleias de Turma


ASSEMBLEIAS DE TURMA


Uma das rotinas semanais/quinzenais que temos na sala são as assembleias com a duração aproximada de 30 a 45 minutos.

Inicio as assembleias logo no primeiro ano, embora evoluam ao longo dos quatro anos.

Durante a semana, os alunos vão registando o que pretendem que seja discutido em assembleia (normalmente a assembleia é realizada à sexta-feira).

No início do primeiro ano, em que os alunos ainda não leem/escrevem, este registo não é ainda feito. A partir do momento em que os alunos já consigam escrever uma ideia, podem então começar a fazer o registo.

De acordo com as turmas, tenho vários modelos para esse efeito.

Temos na sala um cartaz afixado e pode estar dividido de várias formas, também conforme a turma. 

Tenho aqui dois exemplos que já usei:

  • Mais simples: gostei, não gostei ou proponho.
  • Mais complexo com outras sugestões: (principalmente no 3º e 4º ano, depois de entenderem a dinâmica) Parabéns a…/Felicito, Tenho uma ideia/proponho, Tenho um problema/Não concordo…, Como vai a turma?/O que podemos melhorar… e outros assuntos.

Algumas turmas preferem um modelo em que todos podem ir consultando as ideias que são registadas ao longo da semana, e então os comentários estão expostos. Mas frequentemente acontece que a turma, não quer que estes comentários fiquem visíveis ao longo da semana, então têm os papeis coloridos à disposição para usarem e colocam-nos depois numa caixa que só é aberta na assembleia.

 



Para a realização das assembleias, temos dois responsáveis para a sua dinamização: o presidente e o secretário.

- O presidente guia a “conversa” entre todos. Vai retirando os papéis da caixa/parede com os comentários e promover a discussão sobre estes.

- O secretário regista as ideias num esquema de rascunho.

Durante a semana, os dois juntam-se para elaborar a ata que será lida na próxima assembleia.

Num primeiro ano, sou eu que tiro as notas e faço a ata. No quarto ano, os alunos já conseguem escrever as notas e ata sem recorrer ao modelo/guia.








 

Num primeiro ano, a assembleia é inicialmente guiada por mim. Aos poucos, os alunos ganham cada vez mais autonomia, até que eu “desapareça” da frente para me sentar com eles e entrar na discussão. Pretendo assim, que a turma consiga fazer a sua autogestão e autorregulação enquanto grupo.

Adoro este espaço/momento de partilha entre todos, onde fomento a escuta atenta sobre o que os outros pensam; o poder de crítica sobre o que é dito tecendo uma opinião fundamentada e a relevância do que é partilhado 

Nas primeiras assembleias, os alunos têm tendência a fazer da assembleia um momento de queixinhas. Ao longo das assembleias, vou desconstruindo esta ideia com eles, dizendo que quando trazemos um problema para a assembleia é porque não o conseguimos resolver sozinhos (apesar de ter tomado algumas medidas) e desta forma precisamos da turma para arranjar uma solução. Assim, os problemas e conflitos inerentes à existência do grupo, quer ao nível do trabalho, quer ao nível dos sentimentos experimentados na relação interpessoal, passam então a ser resolvidos pelo próprio grupo.

 

OBJETIVOS da assembleia:

ü  - Mobilizar os alunos para uma intervenção organizada e ativa na vida da turma, através de suas estruturas democráticas;

ü  - Desenvolver valores, atitudes e práticas que contribuam para a formação de cidadãos conscientes e participativos na sociedade;

ü  - Desenvolver a criatividade e a autonomia, estimular a reflexão e possibilitar a intervenção dos alunos.

 

Cada um dois alunos, como parte de um grupo, deve aprender a:

ü  Exprimir-se para intervir;

ü  Organizar as ideias para participar;

ü  Escutar os outros;

ü  Distinguir uma opinião de um facto;

ü  Reconhecer a legitimidade de outros pontos de vista aceitando a existência de opiniões diferentes;

ü  Ser capaz de estabelecer consensos e,

ü  Ser capar de resolver problemas.








Sem comentários:

Enviar um comentário

INTERESSANTE no id&ias em prática