ASSEMBLEIAS DE TURMA
Uma das rotinas semanais/quinzenais que temos na sala são as
assembleias com a duração aproximada de 30 a 45 minutos.
Inicio as assembleias logo no primeiro ano, embora evoluam
ao longo dos quatro anos.
Durante a semana, os alunos vão registando o que pretendem
que seja discutido em assembleia (normalmente a assembleia é realizada à
sexta-feira).
No início do primeiro ano, em que os alunos ainda não
leem/escrevem, este registo não é ainda feito. A partir do momento em que os
alunos já consigam escrever uma ideia, podem então começar a fazer o registo.
De acordo com as turmas, tenho vários modelos para esse efeito.
Temos na sala um cartaz afixado e pode estar dividido de várias formas, também conforme a turma.
Tenho aqui dois exemplos que já usei:
- Mais simples: gostei, não gostei ou proponho.
- Mais complexo com outras sugestões: (principalmente no 3º e 4º ano, depois de entenderem a dinâmica) Parabéns a…/Felicito, Tenho uma ideia/proponho, Tenho um problema/Não concordo…, Como vai a turma?/O que podemos melhorar… e outros assuntos.
Algumas turmas preferem um modelo em que todos podem ir
consultando as ideias que são registadas ao longo da semana, e então os
comentários estão expostos. Mas frequentemente acontece que a turma, não quer
que estes comentários fiquem visíveis ao longo da semana, então têm os papeis
coloridos à disposição para usarem e colocam-nos depois numa caixa que só é
aberta na assembleia.
Para a realização das assembleias, temos dois responsáveis
para a sua dinamização: o presidente e o secretário.
- O presidente guia a “conversa” entre todos. Vai retirando os
papéis da caixa/parede com os comentários e promover a discussão sobre estes.
- O secretário regista as ideias num esquema de rascunho.
Durante a semana, os dois juntam-se para elaborar a ata que
será lida na próxima assembleia.
Num primeiro ano, sou eu que tiro as notas e faço a ata. No
quarto ano, os alunos já conseguem escrever as notas e ata sem recorrer ao
modelo/guia.
Num primeiro ano, a assembleia é inicialmente guiada por
mim. Aos poucos, os alunos ganham cada vez mais autonomia, até que eu
“desapareça” da frente para me sentar com eles e entrar na discussão. Pretendo
assim, que a turma consiga fazer a sua autogestão e autorregulação enquanto
grupo.
Adoro este espaço/momento de partilha entre todos, onde fomento a escuta atenta sobre o que os outros pensam; o poder de crítica sobre o que é dito tecendo uma opinião fundamentada e a relevância do que é partilhado
Nas primeiras assembleias, os alunos têm tendência a fazer da
assembleia um momento de queixinhas. Ao longo das assembleias, vou
desconstruindo esta ideia com eles, dizendo que quando trazemos um problema
para a assembleia é porque não o conseguimos resolver sozinhos (apesar de ter
tomado algumas medidas) e desta forma precisamos da turma para arranjar uma
solução. Assim, os problemas e conflitos inerentes à existência do grupo,
quer ao nível do trabalho, quer ao nível dos sentimentos experimentados na
relação interpessoal, passam então a ser resolvidos pelo próprio grupo.
OBJETIVOS da assembleia:
ü - Mobilizar os alunos para uma intervenção
organizada e ativa na vida da turma, através de suas estruturas democráticas;
ü - Desenvolver valores, atitudes e práticas que
contribuam para a formação de cidadãos conscientes e participativos na
sociedade;
ü - Desenvolver a criatividade e a autonomia,
estimular a reflexão e possibilitar a intervenção dos alunos.
Cada um dois alunos, como parte de um grupo, deve aprender
a:
ü
Exprimir-se para intervir;
ü
Organizar as ideias para participar;
ü
Escutar os outros;
ü
Distinguir uma opinião de um facto;
ü
Reconhecer a legitimidade de outros pontos de
vista aceitando a existência de opiniões diferentes;
ü
Ser capaz de estabelecer consensos e,
ü
Ser capar de resolver problemas.
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