Como fazer diferentes ditados
A práticas dos ditados evoluíram e hoje em dia não servem apenas como avaliação mas também e sobretudo para aquisição e aperfeiçoamento de conhecimentos e competências!
STOP aos ditados negativos que são apenas geradores de stress para o aluno!
Para que serve o ditado?
Fazer um ditado poderá servir para consolidar e sistematizar regras e estratégias de ortografia, gramática, pontuação, relembrar regras e focar o aluno na sua escrita.
A escrita de textos não cumpre o mesmo objetivo?
Não, porque muito alunos, na escrita de textos não sairão da sua zona de conforto e utilizarão apenas vocabulário que conhecem, palavras onde não têm dúvidas de escrita, tipos de textos onde se sentem à vontade, logo são duas estratégias que cumprem objetivos diferentes.
Porque investir em ditados de diferentes tipos?
É essencial que o aluno se sinta motivado perante a aprendizagem, diria que esta deveria ser sempre a primeira premissa a ter em conta para ir ao encontro do sucesso escolar! Muitas vezes os ditados são geradores de stress e nervosismo, o aluno sente-se ansioso na sua realização e focado apenas no resultado que irá obter. Estas diferentes formas de fazer os ditados envolvem os alunos no processo que conduz ao resultado, promovem a motivação e o prazer da sua realização, focando-se sempre nos objetivos que se pretende atingir. Sugiro que estas diferentes formas variem e sejam feitas de forma alternada ao longo do tempo, provocando curiosidade no aluno.
Tipos de ditados
- FREEZE
- DETETIVE
- COMENTADO
- ESCOLHA MÚLTIPLA
- SEM ERROS
- AUXILIADO
- A PARES
- EM MOVIMENTO
- RITMADO
- ENCAIXE
- JOGO
Poderá ter a explicação de cada um destes tipos de ditados visualizando o vídeo!
Sem comentários:
Enviar um comentário