Este tipo de ditado não serve como avaliação, mas como momento de aprendizagem! Com ele, os alunos terão oportunidade de relembrar regras, ajudando-se!
O melhor será ser realizado a lápis para que cada um possa corrigir quando necessário.
O texto a ditar não deverá ser muito longo, uma vez que a sua exploração leva algum tempo. Quanto mais focados e concentrados estão os alunos, melhor serão os resultados. Assim se justifica que não deverá ser um texto exaustivo.
COMO É NA PRÁTICA?
Dita-se frase a frase de forma clássica. Cada aluno efetua o registo do que ouve, em silêncio. Quando se acaba de ditar uma frase pergunta-se se alguém teve dúvidas, em alguma palavra. Quem tiver, levanta o dedo e diz qual a seu dúvida.
Hoje, por exemplo, um dos meus alunos perguntou : "Decidiu acaba em o ou u?".
De seguida, quem quiser ajudar, para dar uma pista, coloca o dedo no ar e o amigo com dúvida escolhe quem vai comentar.
A resposta foi: "Decidiu acaba com ditongo?" Deu exemplos e fez comparações: "Compara com a palavra pátio. Se separares pátio por sílabas obténs pá-ti-o, a última sílaba é "o", e a regra é que as palavras que acabem com o som "u", escrevem-se com "o". Mas isso não acontece quando é um ditongo, onde cada vogal mantém o seu som: ei, ai, ui, iu, oi... Então agora divide a palavra decidiu. de-ci-diu. Acaba em ditongo?".
Depois dessa troca, poderão ainda outros alunos darem outras ajudas sobre essa palavra caso necessário.
Os alunos da turma, verificam, consoante as regras e motivos enumerados, se escreveram bem. Quando recorrem a uma ajuda, sublinham a palavra (para eu perceber que precisaram de ajuda e se foram capazes de escrever corretamente).
Realiza-se esta prática ao longo do ditado, perguntando no final de cada frase, se há dúvidas e se alguém quer comentar.
VANTAGENS:
- A troca entre pares é muito rica. Ambos ganham! O que precisava de auxílio, com a ajuda de um amigo que aplica uma linguagem semelhante a dele e se torna por vezes mais percetiva para eles, e de certeza mais significativa, vai conseguir ultrapassar a sua dificuldade e memorizar de forma mais eficiente a regra ou estratégia para obter melhores resultados na ortografia. Enquanto que, para aquele que explica e dá o seu parecer também é muito benéfico. Estrutura o seu pensamento, ao verbalizar organiza e resume o que sabe, ganha consciencialização, aliás a melhor forma de aprender é sem dúvida, ensinando!
- Os alunos recordam estratégias, técnicas e regras estudadas anteriormente mas que não estavam ainda completamente adquiridas. Assim, solidificam os seus conhecimentos, conseguindo aplicá-los melhor posteriormente noutras situações.
Gostei muito da estratégia e vou utilizar. Não conhecia. Parabéns e obrigada!
ResponderEliminarObrigada pelo feedback! :) Já experimentou?
EliminarMuito bom, obrigada pela partilha.
ResponderEliminarExcelente estratégia <3
Muito obrigada!!
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