Ditado comentado na prática...

 


Este tipo de ditado não serve como avaliação, mas como momento de aprendizagem! Com ele, os alunos terão oportunidade de relembrar regras, ajudando-se!

O melhor será ser realizado a lápis para que cada um possa corrigir quando necessário.

O texto a ditar não deverá ser muito longo, uma vez que a sua exploração leva algum tempo. Quanto mais focados e concentrados estão os alunos, melhor serão os resultados. Assim se justifica que não deverá ser um texto exaustivo.


COMO É NA PRÁTICA?

Dita-se frase a frase de forma clássica. Cada aluno efetua o registo do que ouve, em silêncio. Quando se acaba de ditar uma frase pergunta-se se alguém teve dúvidas, em alguma palavra. Quem tiver, levanta o dedo e diz qual a seu dúvida. 

Hoje, por exemplo, um dos meus alunos perguntou : "Decidiu acaba em o ou u?". 

De seguida, quem quiser ajudar, para dar uma pista, coloca o dedo no ar e o amigo com dúvida escolhe quem vai comentar. 

A resposta foi: "Decidiu acaba com ditongo?" Deu exemplos e fez comparações: "Compara com a palavra pátio. Se separares pátio por sílabas obténs pá-ti-o, a última sílaba é "o", e a regra é que as palavras que acabem com o som "u", escrevem-se com "o". Mas isso não acontece quando é um ditongo, onde cada vogal mantém o seu som: ei, ai, ui, iu, oi... Então agora divide a palavra decidiu. de-ci-diu. Acaba em ditongo?". 

Depois dessa troca, poderão ainda outros alunos darem outras ajudas sobre essa palavra caso necessário.

Os alunos da turma, verificam, consoante as regras e motivos enumerados, se escreveram bem. Quando recorrem a uma ajuda, sublinham a palavra (para eu perceber que precisaram de ajuda e se foram capazes de escrever corretamente).

Realiza-se esta prática ao longo do ditado, perguntando no final de cada frase, se há dúvidas e se alguém quer comentar.


VANTAGENS:

- A troca entre pares é muito rica. Ambos ganham! O que precisava de auxílio, com a ajuda de um amigo que aplica uma linguagem semelhante a dele e se torna por vezes mais percetiva para eles, e de certeza mais significativa, vai conseguir ultrapassar a sua dificuldade e memorizar de forma mais eficiente a regra ou estratégia para obter melhores resultados na ortografia. Enquanto que, para aquele que explica e dá o seu parecer também é muito benéfico. Estrutura o seu pensamento, ao verbalizar organiza e resume o que sabe, ganha consciencialização, aliás a melhor forma de aprender é sem dúvida, ensinando!

- Os alunos recordam estratégias, técnicas e regras estudadas anteriormente mas que não estavam ainda completamente adquiridas. Assim, solidificam os seus conhecimentos, conseguindo aplicá-los melhor posteriormente noutras situações.


4 comentários:

INTERESSANTE no id&ias em prática