Responsabilidades
Na minha sala de aula, os alunos têm sempre responsabilidades ou tarefas como lhes queiram chamar… eu cá gosto mais da
palavra responsabilidade! Até porque, a meu ver, é mais do que uma tarefa, é
uma responsabilidade que está a cargo deles para o bom funcionamento da sala de
aula!
Permitir aos alunos investir na vida da sala é mesmo
importante para mim, onde cada um tem um papel fundamental a desempenhar. Sinto
que eles também gostam muito, sentem que fazem parte de um todo e se faltar uma
peça do puzzle a máquina não funciona!
Normalmente estão afixadas na parede, e cada um mantém a sua
responsabilidade durante uma semana ou quinze dias, dependendo da rotina
estabelecida em turma.
Este ano, começamos por fazer a troca de responsabilidades
semanalmente (em tempo de assembleia) contudo, não estava a funcionar, pois entre
o balanço da semana, escolha das responsabilidades e discussão dos assuntos
levados a assembleia, falhava sempre algo. Então, decidimos fazer a discussão dos
assuntos da assembleia numa semana e a troca de responsabilidades noutra.
Assim, estas dinâmicas funcionam de quinze em quinze dias, de forma rotativa.
As responsabilidades são escolhidas por eles, o que faz com que esta dinâmica ocupe bastante tempo…e senti que era um tempo pouco rentável, tempo perdido, digamos assim! Embora seja obviamente bom que possam ser eles a escolher, na verdade, não vi isso como vantagem, pois na realidade estão sempre a trocar de responsabilidade quando escolhem (o que é ótimo, uma vez que experimentam vários papéis) mas sendo assim, a vantagem de escolher é pouca.
No ano anterior, a atribuição não era feita desta forma, mas através de uma tabela de rotatividade e funcionou bem, acho que vou recuperar este modo de fazer! (prometo partilhar logo que passe do projeto à ação)
Acho que também vai ser necessário ponderar quais as
responsabilidades realmente importantes e significativas para eles.
Considero que este ano, uma das vantagens foi ter havido
responsabilidades para todos, cada um dos alunos estava envolvido na dinâmica e
funcionamento da sala, no entanto, senti que algumas delas caíram no
esquecimento e não são realizadas pelos alunos, pelo menos não de forma
autónoma, só quando solicitadas. Vou
tentar organizar esta rotina de forma mais eficaz! Entretanto, vou refletir com
os alunos sobre quais devemos manter, deixar cair ou criar.
Este ano as responsabilidades que tivemos foram:
CALENDÁRIO (2 alunos responsáveis por alterar o calendário
mensalmente, colocar diariamente a etiqueta do dia de hoje, ontem e amanhã e
destacar momentos importantes para a turma, colocando post-its nos dias em que
acontecem, como por exemplo: apresentação do João, aniversário da Filipa, Ler,
Contar e Mostrar da Bruna, e tudo o que acharem relevante colocar.)
PRESENÇAS (1 aluno faz a chamada e regista presenças,
ausências e atrasos)
RESPONSÁVEIS DE GRUPO (4 alunos – na sala, temos um armário
com 4 divisões, o material dos alunos de cada grupo encontra-se na divisão que
lhes pertence |manuais, dicionário, cadernos, gramáticas, estojos no final do
dia…| os responsáveis agilizam a distribuição e recolha do material, coordenam
quem do grupo pode ajudar, e verificam a organização da sua divisão. Estes
grupos são estanques ao longo do ano, pois são apenas grupos de material, os
alunos não estão necessariamente sentados ao lado dos colegas que pertencem ao
grupo do material).
DISTRIBUIÇÃO E RECOLHA DE MATERIAL (3 alunos – estas alunos
distribuem material comum a todos quando necessário, como jogos, dados, fichas,
folhas, etc.)
LIMPEZA E ARRUMAÇÃO (2 alunos – estes asseguram a correta
limpeza e arrumação da sala, mas na verdade, tenho uma turma de alunos bastante
regulada neste aspeto…por isso não tem muita utilidade)
APAGAR O QUADRO (2 alunos – apagam o quadro sempre que
necessário ao longo do dia, se solicitados, e no final do dia quando arrumamos
o material).
ECOLÓGICOS (2 alunos – a ideia era cuidar do ambiente em
turma e ajudar a turma a respeitar, apagando luzes, quadro interativo,
verificando a separação do lixo…mas mais uma vez, não foi necessário)
PRESIDENTE E SECRETÁRIO (2 alunos – o presidente orienta e
dinamiza a assembleia, o secretário regista as ideias. Ao longo dos quinze dias
|até a outra assembleia| escrevem a ata, que é lida no início da assembleia
seguinte).
ARQUIVAR (2 alunos – temos na sala três gavetas
transparentes identificadas com: corrigir (para os alunos colocarem trabalhos
para eu corrigir); rever (trabalhos que corrigi mas não estão totalmente
corretos, então os alunos têm de rever); arquivar (trabalho corrigido, furado e
pronto para ser arquivado). Por cima do armário do seu grupo, cada aluno tem
também uma gaveta transparente com o seu nome. Quando um aluno tem lá trabalhos,
poderá arrumá-los na sua capa de argolas. Os responsáveis do arquivar devem
distribuir os trabalhos do “rever” e colocar os trabalhos do “arquivar” na
gaveta de cada um dos alunos.)
RECADOS (1 aluno – Qualquer recado que seja necessário,
chamar uma auxiliar, pedir algum material a turmas vizinhas, etc.)
SUBSTITUTO (1 aluno – substitui qualquer responsabilidade de
um aluno que esteja a faltar)
Este foi o funcionamento deste ano, mas já estou a refletir
para o próximo ano e haverá de certeza mudanças! 😉
Sem comentários:
Enviar um comentário